Ghara Hot Yoga

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Como funciona a Hot Yoga?

Este estilo de yoga aplica o efeito torniquete: alongamento, equilíbrio e criação de pressão, tudo ao mesmo tempo. O fornecimento de sangue para as artérias e veias é suspenso durante alguns segundos, criando pressão naquela área, onde uma maior quantidade de sangue começa a se acumular.
Quando a postura é liberada, o sangue corre em alta velocidade pelas veias e artérias, limpando-as e levando oxigênio fresco àquele local.

 


Senti tontura e náusea durante a aula e me senti muito cansado após minha primeira aula. É normal?

É comum sentir náusea e tontura durante sua primeira aula. Praticar yoga em uma sala aquecida nos revela nossa condição presente e nos inspira a cuidar melhor de nós mesmos.
Geralmente o problema é que não tomamos água suficiente durante o dia, muito menos para se exercitar em uma sala aquecida.
Na sala aquecida de yoga seu corpo precisa da quantidade adequada de água para permitir que a transpiração solte o calor do corpo enquanto você pratica.
Náusea e tontura também podem ser causados pela perda de dois importantes minerais quando suamos muito: potássio e sal.
Se você se sentir desorientado ou que precisa de um belo cochilo após suas primeiras aulas, provavelmente é porque seu corpo começou a se desintoxicar como resultado da prática de yoga. Depois das primeiras aulas esta sensação vai passar. Quanto mais você conseguir relaxar ao dar tudo de si durante a aula, mais energizado você vai se sentir na aula e durante o resto do seu dia.

 

Porque a sala é aquecida?

A sala é intencionalmente aquecida – entre 37 e 40 graus C – para aumentar a sua flexibilidade, aquecendo os músculos e permitindo que você trabalhe mais com menos risco de lesões.

Quando você faz Hatha Yoga no calor, seu corpo é maleável, você está mudando a construção de seu corpo. O calor também estimula o sistema cardiovascular e promove a transpiração que libera toxinas do corpo (incluindo produtos químicos orgânicos, solventes, medicamentos, produtos farmacêuticos, e metais pesados).

 

A Hot Yoga ajuda a equilibrar as emoções?

A yoga faz isso de várias formas. Fisiologicamente, a prática regular harmoniza os sistemas nervoso e endócrino, dois sistemas que influenciam muito no bem-estar emocional. Além disso, praticar yoga cultiva as faculdades mentais da fé, auto-controle, concentração, determinação e paciência.

 

Posso praticar Hot Yoga quando estiver menstruada?

É totalmente seguro praticar Hot Yoga durante o período menstrual.
A Hot Yoga é, na verdade, muito boa para tonificar o sistema reprodutor por provocar efeitos diretamente nos órgãos reprodutores e nas glândulas endócrinas – pituitária, pineal e tireóide, principalmente. O ciclo da mulher se regulariza e problemas de irregularidade e tensão pré-menstrual diminuem.

 

Posso praticar Hot Yoga com pressão alta?

Pressão arterial instável é algo que sofre alterações bem rápidas com uma prática regular de yoga. Esta resposta rápida da pressão sanguínea é uma das maiores comprovações da habilidade da yoga de regular e sincronizar os sistemas do corpo. Se sua pressão for medida cerca de uma semana após começar a praticar yoga, provavelmente notará um leve aumento. Não fique alarmado. Na segunda semana a pressão deve estar mais próxima do normal e deve continuar desta forma enquanto você mantiver sua prática regular de yoga.
As pessoas com pressão alta devem exercer cautela nas posições de curvatura para trás por elas criarem pressão no peito, e consequentemente no coração.

 

Posso praticar Hot Yoga com asma, enfisema ou bronquite crônica?

A Hot Yoga é praticada em uma sala aquecida, o que promove o relaxamento dos músculos e nervos e é o tipo de exercício que você pode fazer com pouca ou muita intensidade, dependendo de suas necessidades.
Em outras palavras, você pode fazer cada postura com o menor esforço possível se você estiver preocupado com a possibilidade de muito esforço provocar um ataque, e você pode sentar e descansar sempre que precisar durante a aula.
Isto vai relaxar sua mente e ajudar a liberar tensões, toxinas e negatividade. Também fortalece seu coração e seus pulmões, melhorando sua função pulmonar. Com uma prática regular, você acaba respirando mais facilmente e profundamente.

 

A Hot Yoga pode melhorar dores ou problemas na coluna?

Imagine sua coluna como uma série de rolamentos (vértebras), um em cima do outro, cada um separado do outro por uma almofada (disco inter vertebral). Quando a coluna vertebral é novinha, todos os rolamentos são suaves e redondos, movimentando-se livremente em todas as direções, e as almofadas são fortes e grossas. Agora dê uma olhada em suas atividades diárias. Em uma posição após a outra, provavelmente 95% do tempo, esta coluna está inclinada para a frente.
O que ocorre então é que cada vértebra de suas costas está comprimindo sua almofada para a frente. Quando isso ocorre ano após ano não existe mais elasticidade na parte da frente das almofadas, enquanto que os dois lados e a parte de trás se tornaram fracos e laceados por desuso. Além disso, a falta de movimento tornou os rolamentos enferrujados. Resultado: dor nas costas, torcicolo, dor de cabeça e inúmeros outros problemas, inclusive crônicos.
A cura: exercício! Faça a coluna trabalhar para que a elasticidade e a força sejam restabelecidas em cada uma das almofadas e para que a ferrugem seja retirada dos rolamentos.

 

Posso praticar Hot Yoga se tiver problemas nos joelhos?

Se os joelhos estiverem com artrite ou machucados, a Hot Yoga costuma ajudar. Você precisa movimentar os joelhos para ajudar a circulação neles e a Hot Yoga colabora nisso.
Porém, é importante seguir com atenção as instruções de alinhamento de cada postura. Um centímetro em qualquer direção que faça com que o praticante saia de alinhamento pode gerar problemas nos joelhos e nos quadris.
Em algumas das posturas de pé provavelmente será muito difícil dobrar o joelho no ângulo orientado pelo professor. Faça o melhor que puder sem sentir dor. É melhor manter o alinhamento correto dobrando 1% do que dobrar 100% desalinhado.

 

A Hot Yoga é boa para perda de peso?

É recomendável praticar um mínimo de dez aulas por mês para receber os benefícios da Hot Yoga, entre os quais está a normalização do peso. Como iniciante, são necessárias três aulas para que seu corpo compreenda o caminho certo rumo à postura, e dez aulas para seu corpo começar a trabalhar com as posturas. Você vai perceber uma otimização de todos os sistemas de seu corpo.
Os sistemas de digestão e respiração, assim como o endócrino, linfático e de eliminação começarão a trabalhar de forma harmoniosa. Seu apetite deve se normalizar com o tempo e seus desejos por comidas que fazem mal à saúde tendem a diminuir.

 

 

E se eu não sou flexível?

Ao praticar Hot Yoga em uma sala aquecida você se torna mais flexível. O mais importante é que você tente da maneira correta, respeitando seus limites e acreditando que você vai superá-los.

Você vai se surpreender com a rapidez que a sua flexibilidade irá aumentar com uma prática regular da Hot Yoga..

 

Quantas vezes por semana devo praticar Bikram Yoga?

Recomenda-se praticar pelo menos 3 vezes por semana para obter o máximo benefício. Ao contrário da musculação e de outras formas de exercício, não é necessário tirar um dia de ‘descanso’ da Bikram Yoga. Quanto mais você pratica, mais energia você ganha e mais surpreendentes são os resultados. Não é à toa que a maioria dos alunos, depois de um certo tempo, acaba praticando todos os dias.

 

Posso fazer outras atividades físicas se eu praticar Hot Yoga?

Sim, claro! Hot Yoga é o complemento perfeito para qualquer exercício ou programa atlético, além de ser um dos treinamentos físicos e mentais mais completos que existem. Por uma questão de fato, se você praticar esportes, é altamente aconselhável ter uma prática regular de yoga para diminuir a chance de lesões ou ajudar na recuperação de lesões ocorridas durante a prática de outros esportes. Muitos profissionais de equipes esportivas incluíram a Hot Yoga na sua rotina.

 

Eu fiz a minha primeira aula de Hot Yoga. E agora?
Recomendamos que você volte para fazer a sua segunda aula logo que possível, de preferência antes de completar 48 horas. O ideal é voltar no dia seguinte. Se você achou a sua primeira aula intensa, lembre-se que a yoga desperta e estimula cada sistema do seu corpo.  Com algumas aulas você melhora a força, flexibilidade e agilidade.

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